Atuando nas atividades ligadas à geração de energia, o técnico em Eletrotécnica é um profissional indispensável que trabalha com redes elétricas em todas as suas etapas, que vão desde a geração e alimentação até o gerenciamento e distribuição, buscando sempre assegurar o bom funcionamento dos painéis e centros de energia, seja ela renovável ou não.
Para quem opta por esse curso, é recomendável que tenha em seu perfil gosto por cálculos e pelo trabalho que envolve o mundo dos números e fórmulas, além de ter facilidade e aptidão com assuntos voltados para Física, isso porque, durante o curso técnico, é recorrente e indispensável a utilização de teorias físicas para explicar os processos e os resultados do trabalho.
Segundo o site Vagas.com, o profissional da área ganha, em média, R$ 2.632,00, com teto salarial que pode chegar a R$ 3.511,00. Vale ressaltar que o técnico ainda pode ganhar o adicional de periculosidade, recebendo o valor correspondente a até 30% do seu salário bruto, o qual corresponde ao risco que esses profissionais são expostos durante a prestação de serviço para a empresa.
Em todas as áreas de atuação citadas anteriormente, o trabalho do técnico varia entre diagnóstico, aplicação, manutenção e prevenção. Para você que está se perguntando qual a função do técnico em Eletrotécnica, os trabalhos mais comuns (e mais procurados no mercado de trabalho) são:
Em seu dia a dia, o técnico em Eletrotécnica realiza estudos e diagnósticos acerca da rede elétrica daquele local. Além disso, analisa possibilidades de aplicações diferentes e novas abordagens para o sistema, visando a melhorar o desempenho ou trabalhar na prevenção de acidentes, sejam eles de pequenas ou grandes proporções.